Israel, que ganhou o apelido de ‘Startup Nation’, mostra que entre nove startups com suas inovações disruptivas, a maioria é de agro.
“Um dos principais milagres do Hanukkah”, explicou o embaixador israelense Gilad Erdan, na ONU (Organização das Nações Unidas), em uma reunião especial de embaixadores da ONU com startups israelenses, realizada na primeira quinzena de dezembro passado, no 80º andar do World Trade Center em Manhattan, “é que o óleo que os Macabeus usaram para purificar o Templo em Jerusalém durou oito dias em vez de um”. Ele descreveu esse milagre como “o primeiro caso registrado de energia sustentável”.
Os delegados da ONU, que buscam fomentar programas e tecnologias inovadoras para promover a igualdade e melhorar a saúde e a qualidade de vida em seus países de origem, receberam uma apresentação de algumas das startups israelenses mais impressionantes e impactantes da atualidade, consideradas líderes mundiais em sustentabilidade, segurança alimentar, medicina, agricultura e conservação da água.
As empresas israelenses foram convocadas por Karin Mayer Rubinstein, CEO e presidente da IATI (Israel Advanced Technology Industries), a organização guarda-chuva de Israel de alta tecnologia e todas as indústrias avançadas, fundada para integrar os vários setores dessa indústria com objetivos estratégicos e metas governamentais em curso. O trabalho da IATI prova que, além de ideias disruptivas, regulamentações inovadoras e melhores práticas governamentais são essenciais. Essa organização conecta membros do ecossistema de tecnologia de Israel, fornece soluções para desafios de curto e longo prazo, alta tecnologia, ciências da vida e outras indústrias de tecnologia avançada, bem como fundos de capital de risco, ajuda e suporte para pavimentar um caminho claro para a implementação de suas inovações no mundo.
A comunicação contínua entre empresas de inovação e tomadores de decisão – que podem reformular regulamentações e restrições desatualizadas que impedem o progresso dessas novas tecnologias – é fundamental para que essas novas empresas possam realmente causar impacto e liderar mudanças.
Rubinstein acredita que, dada a diversidade e complexidade dos desafios globais, eles só podem ser abordados por meio de colaborações entre líderes mundiais, governos e setor privado. Ela diz:
“Um fator fundamental que garante o sucesso são as fortes parcerias público-privadas transfronteiriças entre indústrias e governos em todo o mundo. Todos devemos participar na facilitação de PPPs frutíferas.”
O presidente de Israel, Isaac “Bougie” Herzog, deixou uma mensagem aos muitos embaixadores presentes: “Devemos estabelecer colaborações transfronteiriças e construir sociedades resilientes, comunidades saudáveis e economias prósperas”, disse ele. “Reconstruir melhor significa reconstruir juntos. O estado de Israel está comprometido em trabalhar com empreendedores pioneiros, o setor privado e todos os governos com ideias semelhantes em verdadeira parceria, para um futuro compartilhado mais brilhante.
Agora, os embaixadores estão em contato com representantes das diferentes empresas de tecnologia, esperando que, em breve novas parcerias sejam forjadas para fazer as mudanças imperativas que o mundo precisa desesperadamente.
Confira as inovações apresentadas:
1 – Pulverização de precisão nas lavouras
A Greeneye apresentou uma solução única para um dos desafios mais cruciais da indústria agrícola: “As ervas daninhas são uma das ameaças mais significativas à produção agrícola em todo o mundo. Somente nos EUA, as ervas daninhas resultam em uma perda anual de US$ 33 bilhões na produção agrícola. Hoje, os agricultores enfrentam esse desafio pulverizando uma grande quantidade de herbicidas em todo o campo.
Eles, não só gastam substancialmente mais dinheiro em herbicidas – centenas de milhões de galões são pulverizados todos os anos em vão, causando grave contaminação do solo e da água e expondo todos a graves riscos à saúde –, mas aceleram o crescimento de ervas daninhas resistentes a herbicidas”. A solução da empresa envolve a utilização de IA para interromper esse processo de controle de pragas agrícolas, apoiando assim a transição da pulverização de herbicidas por difusão e desperdício para uma pulverização precisa e seletiva. O sistema de pulverização de precisão transforma cada pulverizador em uma máquina inteligente com integração perfeita que detecta ervas daninhas e as pulveriza com precisão em tempo real, reduzindo em até 90% o uso de herbicidas.
2 – Fibra ótica para monitorar o ambiente
Prisma Photonics é um divisor de águas significativo. Sua tecnologia pioneira utiliza alguns dos 100 milhões de quilômetros de fibra ótica existentes para monitorar infraestruturas de grande porte. Assim, ele pode evitar o próximo derramamento de óleo, o próximo incêndio florestal, a próxima explosão de gás e muito mais, analisando os reflexos da luz do laser transmitida para a fibra ao longo de um utilitário. Os algoritmos de aprendizado de máquina detectam e classificam eventos, alertando sobre os locais exatos em tempo real e permitindo que os operadores ajam rapidamente para evitar danos ambientais significativos.
3 – Irrigação de baixo custo e alta produção
O N-Drip foi apresentado pelo autor best-seller do New York Times Seth M. Siegel, líder em soluções de água, que demonstrou a solução exclusiva da empresa na agricultura. Descrita pela Bloomberg como uma “tecnologia que pode mudar para sempre a agricultura”, esta inovação israelense ajuda a converter campos irrigados por inundação em campos irrigados de forma fácil e barata. O uso da água e as emissões de CO2, segundo eles, são reduzidos em até 70%, enquanto os rendimentos das colheitas crescem significativamente.
4 – Ingredientes proteicos para plant based
A InnovoPro despertou a atenção em torno de seu compromisso de introduzir ingredientes proteicos exclusivos à base de plantas no mercado global de alimentos e bebidas, a fim de criar produtos alimentícios nutritivos, sustentáveis e surpreendentemente saborosos. A empresa foi recentemente premiada com um “Selo de Excelência” da Comissão Europeia e do programa de pesquisa e inovação da UE pela alta qualidade de seus produtos. Também foi reconhecido pelas Nações Unidas como uma das 50 principais PMEs que estão moldando o futuro de nossos sistemas alimentares globais.
5 – Proteínas hiper-doces e saudáveis
Outra iniciativa inovadora foi apresentada pela Amai, que produz proteínas de designer hiper-doces, saudáveis e compatíveis com alimentos. Espera-se que ela lance seus produtos ainda em 2022. As proteínas de design para carne, leite e produtos à base de plantas são feitas acoplando o Agile-Integrative Computational Protein Design (AI-CPD) com a Fermentação de Precisão.
6 – Solo mapeado em 3D digital
A Exodigo apresentou sua plataforma de imagens de subsuperfície não intrusiva que fornece um mapa 3D digital geolocalizado de ativos enterrados, como serviços públicos, vazamentos e camadas de solo. “Nosso software pode mapear qualquer coisa no subsolo”, explicou o apresentador da empresa. “Usamos fusão multisensor e IA para melhorar a precisão e o tempo, reduzindo os danos, os custos e a pegada de carbono associada às escavações.”
7 -Plataforma de colaboração de emergência
A Carbyne, que já atende mais de 400 milhões de pessoas em todo o mundo, gerencia uma plataforma de colaboração de emergência que permite que os policiais atendam suas comunidades de maneira mais eficiente. “Nosso foco é melhorar a comunicação com os serviços de emergência, transmitindo aos órgãos de segurança pública os dados substanciais fornecidos pelos cidadãos”, afirmaram. “Através de nossa plataforma unificada, os call centers podem coletar e distribuir com eficiência os dados recebidos, maximizar sua resposta e otimizar suas operações.”
8 – Atenção primária na saúde
A Tyto Care se concentra em colocar a saúde nas mãos dos consumidores e transformar a atenção primária. “Conectamos perfeitamente as pessoas aos médicos para fornecer as melhores soluções de diagnóstico e exame remoto. Nossa missão”, explicam eles, “é atender a consumidores e médicos, oferecendo consultas de telessaúde fáceis de usar, acessíveis e de alta qualidade, completas com exames médicos, tudo no conforto de casa”.
Seus produtos, projetados para replicar uma visita clínica presencial, incluem uma ferramenta de exame modular portátil para examinar o coração, pulmões, pele, garganta, ouvidos e temperatura corporal, e uma plataforma completa de telessaúde para compartilhar dados de exames, conduzir exames em vídeo ao vivo e agendamento de visitas.”
9 – Assinatura de proteínas
Outra empresa de inovação em saúde que se apresentou no evento foi a MeMed BV, que desenvolveu um teste de assinatura de proteína baseado em imunidade, validado ao longo de uma colaboração de uma década com os principais parceiros acadêmicos e comerciais. Essa ferramenta indispensável permite que os médicos distingam entre infecções bacterianas e virais em vários patógenos, mesmo que o local da infecção seja inacessível ou desconhecido. O resultado simples do exame de sangue é fornecido em 15 minutos. O teste já recebeu a marca CE na Europa e a liberação AMAR do Ministério da Saúde de Israel.
Fonte: Forbes