assistecagricola

Timeseg - sex: 07:30 às 11:30 e das 13:00 às 18:30

05 dicas para o aumento da produtividade

05 dicas para o aumento da produtividade agrícola

Aumentar a produção, aliando as demandas dos consumidores com as características das propriedades agrícolas, é um grande desafio para os produtores. Se por um lado, há uma forte adesão do público ao tema sustentabilidade, por outro, há diversas soluções disponíveis, o que prejudica muitas vezes a tomada de decisão dos agricultores.

De acordo com Eliara Nelisa Xavier Kon, Diretora de P&D Brasil da Kimitec, empresa referência em soluções naturais para a agricultura e com resultados comprovados de elevado desempenho agrícola, alguns pontos devem ser observados na hora de se intensificar a produção. “Produzir por produzir não faz o menor sentido. O produtor rural precisa ser, cada vez mais, um gestor do campo, observando as necessidades do mercado, mas sem perder a sua conexão natural com a terra”, pontua.

Confira a seguir 05 dicas da Diretora de P&D Brasil da Kimitec para o aumento da produtividade agrícola:

1) Estude o ambiente de produção

O solo é a base do sucesso dos cultivos atuais e subsequentes. É preciso estar atento as condições físicas, químicas e biológicas do solo. O produtor deve estudar seu ambiente de produção e entender os recursos que estão escassos nele e agir visando sua melhoria contínua e sustentável. A análise de solo é fundamental durante esse processo e, se bem executada, contribuirá para elevados índices produtivos.

2) Invista em correções de solo

As principais análises de solo se baseiam na determinação de macronutrientes (N, P, K, Ca, Mg, S) e micronutrientes (B, Cu, Fe, Mn, Mo, Zn e Cl), além do pH e do teor de alumínio no solo. Em geral, é preciso conhecer bem o solo antes de aplicar qualquer medida de melhoria. Todavia, podemos elencar algumas correções que se fazem necessárias, como a utilização de matérias orgânicas no solo com ácidos fúlvidos, húmicos, NPK, corretores de carências como Cálcio, Boro, Potássio, Fosforo, Zinco, Magnésio, Cobre, Manganês, corretor de salinidade, entre outros. Outra grande correção que o produtor deve fazer em seu solo é a utilização de regeneradores da microbiota do solo (prebióticos), bem como empregar inoculantes microbiológicos (probióticos) a fim de possibilitar solubilização de alguns elementos, bem como aumentar absorção de água e nutrientes.

3) Não use fertilizantes em excesso

O principal erro do produtor que busca alta produtividade em seus cultivos é pensar que utilizando mais e mais fertilizantes, corretores, adubos etc, a produtividade será proporcional. Esse pensamento é totalmente errôneo. O excesso nutricional é tão prejudicial, quanto a falta. Por isso, a análise de solo se faz indispensável. Com os resultados minuciosos, o produtor só irá corrigir o que é de fato necessário.

4) Utilize biofertilizantes

Os biofertilizantes possibilitam resposta rápida no aumento de produtividade das culturas, elevando assim a lucratividade do produtor. Estas soluções naturais possuem a capacidade de atuar como ativadores de mecanismos de defesa da planta, após sofrer um período de estresse, desencadeando assim processos fisiológicos naturais de defesa. A ativação desses mecanismos mantém a planta em estado de alerta, preparando-a para responder mais rapidamente aos estresses com menor gasto energético.

5) Aposte em alimentos mais saudáveis

As soluções naturais permitem a produção de alimentos mais saudáveis, reduzindo sensivelmente o impacto ao meio ambiente, seja por erosão, contaminações no lençol freático e emissão de gases (efeito estufa), entre outros fatores. Esses pontos contribuem para uma produção mais equilibrada e contínua.

Fonte: Ação Estratégica

Outras Notícias

Trabalhe Conosco

Se você estiver interessado ou tiver alguma dúvida, envie-nos uma mensagem.

    Currículo