assistecagricola

Timeseg - sex: 07:30 às 11:30 e das 13:00 às 18:30

05 dicas do CESB para obter altas produtividades em soja

“O importe é termos em mente que começar bem a lavoura é pretexto de finalizar bem. Logo, precisamos nos atentar para alguns aspectos iniciais da instalação da lavoura para que a condução dela seja favorecida e eficiente ao mesmo tempo”.

Essa importante frase acima é do Eng. Agro. Dr. João Pascoalino, coordenador técnico e de pesquisa do CESB, o Comitê Estratégico Soja Brasil. Para que você obtenha altas produtividades em soja, Dr. Pascoalino selecionou mais 05 dicas, que são compartilhadas a seguir. Confira:

Dica 01: Construção do perfil do solo 

A busca por um perfil do solo fisicamente ideal, quimicamente corrigido e biologicamente ativo é a chave para um bom enraizamento das plantas, sendo este o primeiro passo para construir um ambiente altamente produtivo, que permitirá a sustentação e a manutenção das condições ideais para o crescimento, desenvolvimento e produtividade das plantas. Nesse contexto, existem premissas importantes de serem consideradas para iniciar o processo de construção do perfil do solo: evitar o impedimento físico do solo, corrigir a fertilidade química do solo em profundidade, manter o equilíbrio químico e melhorar aspecto biológico do solo, logo tornando-o bioativo. 

Dica 02: Escolha do material genético

Atualmente, é possível afirmar que os cultivares super precoce a tardio estão apresentando alto potencial produtivo, logo, conferindo ao produtor o poder de escolha de qual tecnologia trabalhar em seus respectivos campos de produção. Neste contexto, vale destacar que os melhoristas genéticos fizeram um ótimo trabalho, possibilitando este trunfo ao produtor. A escolha do cultivar mais estável e adaptado a região, além de conferir maior possibilidade de altas produtividades, podem proporcionar outros benefícios, tais como tolerância a herbicidas, resistência a déficit hídrico, pragas e doenças, estratégia para escape da ferrugem-asiática em região de maior intensidade da doença, colheita antecipada e mantendo a qualidade dos grãos, cultura da safrinha instaladas em período de chuvas mais frequentes e regulares, diminuição de custo de água e energia em cultivo irrigado e maturação mais uniforme e concentrada permitindo maior eficiência de tecnologia de aplicação e mecanização. 

Dica 03: Qualidade das sementes

A qualidade das sementes se resume obedecer a quatro específicos atributos: (i) genético; (ii) físico; (iii) fisiológico e (iv) sanitário. A qualidade da semente faz-se importante no contexto produtivo, uma vez que sementes de alto padrão podem conferir vários benefícios e dentre eles podemos citar melhor qualidade e tecnologias de adaptação em distintas regiões; maior germinação e emergência das plântulas de maneira rápida e uniforme conferindo melhor estabelecimento das plantas; plantas de maior vigor e com desempenho superior no campo, o qual resiste mais a situações de estresse; elevada taxa de crescimento, o qual confere maior índice de área foliar e sistema radicular mais profundo competindo de forma eficiente pelos recursos naturais e maior potencial produtivo, chegando a índices de até 10% de aumento de produtividade. 

Dica 04:  Implantação da lavoura

O fato de garantir uma correta escolha do cultivar e obter sementes de qualidade não garante o sucesso da lavoura, pois existem outros fatores de importância equivalente, os quais estão associados a implantação, tais como arranjo espacial e população de plantas, época de semeadura, tratamento de sementes e semeadora revisada e regulada, o qual permiti distribuir a sementes de forma equidistantes e em mesma profundidade. Cada prática complementar tem sua particularidade de manejo e soma dentro do aspecto produtivo, a exemplo, o tratamento de sementes cujo a sequência das aplicações dos produtos – fungicidas, inseticidas, micronutrientes e inoculantes – fazem a diferença na eficiência da prática, a definição da população de plantas “não tão poucas, a ponto de sobrar espaço na lavoura e nem muitas a ponto de causar problema de acamamento e competição entre plantas da mesma espécie pelos recursos essenciais”, assim o manejo precisa ser embasado em critérios e não ser realizado ao acaso.

Dica 05: Lavoura de alto potencial

A junção de todas as práticas, e isto associado ao correto manejo técnico delas, amplia as chances de obter uma lavoura de alto potencial, o qual tem como característica estande de plantas desejável e plantas uniformes facilitando e potencializando o manejo nutricional, de proteção de plantas e da colheita, sendo requisitos primordiais para uma lavoura de alta produtividade. Nesse contexto, a estratégia de lavouras bem instaladas é “tudo que adotar de manejo é para potencializar a produtividade” o contrário, para lavouras mal instaladas, é “tudo que adotar de manejo é para amenizar a perda de produtividade”. Essa lógica caracterizará lavoura de alto ou baixa investimento, respectivamente.

Fonte: Ação Estratégica

Outras Notícias

Trabalhe Conosco

Se você estiver interessado ou tiver alguma dúvida, envie-nos uma mensagem.

    Currículo