assistecagricola

Timeseg - sex: 07:30 às 11:30 e das 13:00 às 18:30

Aumento na Demanda Interna por Milho Impacta Exportações e Reorganiza Mercado

A demanda doméstica por milho segue em crescimento, com projeções de consumo interno alcançando 87 milhões de toneladas ao longo de 2024, um aumento de 3,3% em comparação ao ciclo anterior, quando o consumo foi de 84,14 milhões de toneladas. Esse cenário reflete um maior consumo por parte de indústrias de ração, etanol e alimentos, além de uma menor oferta no mercado internacional.

Em paralelo, as exportações de milho têm sido impactadas, com uma previsão de envio de apenas 34 milhões de toneladas ao mercado externo durante a safra 2024/25. Esse volume é inferior ao registrado na safra 2022/23, resultado de uma oferta interna mais limitada e foco na demanda nacional. Essa reorganização do mercado também foi influenciada pela maior competitividade dos produtores norte-americanos, que vêm dominando o mercado global com estoques elevados e uma safra robusta.

Além disso, a Conab destaca que o volume de estoques finais para fevereiro de 2026 está projetado em 5 milhões de toneladas, um aumento de 13,7% em relação aos níveis da safra 2023/24. A expectativa é que o aumento nos estoques possa aliviar um pouco a pressão sobre os preços e ajudar a equilibrar a oferta ao longo do próximo ciclo.

Outras Notícias

Trabalhe Conosco

Se você estiver interessado ou tiver alguma dúvida, envie-nos uma mensagem.

    Currículo