O percevejo marrom possui comprimento de 1,5 a 2 cm mas, apesar do tamanho, causa terríveis danos às lavouras ao se alimentar diretamente das vagens da soja. As perdas são significativas. As perfurações causadas pelo inseto permitem que patógenos entrem e infectem as plantas.
De acordo com a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), o percevejo marrom está presente em todas as regiões agrícolas do país e pode reduzir em até 30% o potencial produtivo, além de prejudicar a qualidade das sementes. As perdas são estimadas em mais de R$ 12 bilhões por safra.
Primavera mais quente que o normal, El Niño, dessecação de ervas daninhas malfeitas, que são hospedeiras desse percevejo, e o fato de que a soja pré-emergente não receber inseticidas devido à seca estão entre os motivos que explica o aumento da pressão desse inseto.
A recomendação da UPL é que os agricultores utilizem o inseticida de amplo espectro Feroce® para controlar essa praga e proteger a plantação. O inseticida passou por testes científicos que comprovaram sua eficácia consistente contra uma variedade de insetos, incluindo o percevejo marrom. O produto tem se destacado pelo choque extremo, o que causa rápida mortalidade das pragas, resultando no melhor custo-benefício do mercado.
Leandro Valerim, gerente de inseticidas da UPL Brasil, afirma: “O inseticida premium Feroce® é a melhor escolha para a primeira aplicação de percevejo na soja, pois é um produto inovador, com sua composição inédita no mercado brasileiro e exclusiva tecnologia de formulação da UPL: Blast Technology. Nossas equipes de campo estão prontas para orientar os agricultores na aplicação eficiente, eficaz e segura desse produto e, assim, ajudar no controle do percevejo da soja”.
Fonte: Rafael Iglesias – Texto Assessoria