O evento “Dalbulus Day”, promovido pela Difusão Agrícola debateu praga que está presente em 11 estados brasileiros e pode comprometer 70% da produtividade das lavouras
A cigarrinha do milho é o inseto vetor do enfezamento do milho, ou seja, impede o crescimento da planta, e que tem se destacado pelo grande potencial de dano. Esse mal pode comprometer em até 70% da produtividade das lavouras. De acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento, na safra passada, foi constatada a presença da praga em 11 estados do Brasil.
Em 2015, houve um aumento da população nos estados da Região Sul, mais precisamente Santa Catarina, e depois para outros lugares, com maior incidência no Centro-Oeste.
Em razão da praga estar presente e o inóculo das doenças instalado em toda região Sul do Mato Grosso do Sul e fronteira com o Paraguai e provocando perda de produtividade aconteceu o Dalbulus Day em Chapadão do Sul (MS), evento organizado pela consultoria Difusão Agrícola.
A cigarrinha do milho é considerada uma das pragas mais importantes em milho, principalmente pela sua capacidade de transmitir, de forma propagativa, os patógenos do enfezamento pálido e vermelho na planta. A incidência das doenças está associada à alta densidade populacional de insetos infectivos, o que ocorre no final do verão, em plantios considerados tardios. Além disso, causa danos diretos pela sucção de seiva pelos adultos e ninfas.
Eficiência
Paulo Villela, gerente de desenvolvimento de negócios da Perfect Flight, plataforma de gestão e inteligência de pulverização, destacou que a eficiência da pulverização impacta diretamente no controle da cigarrinha, destacando alguns cuidados e atenção. “Um fator é o cuidado com as áreas não cobertas na aplicação que acabam permitindo que o ciclo da cigarrinha do milho se complete, favorecendo assim o seu aumento populacional. Como o milho é o único hospedeiro conhecido dessa praga, também é importante se atentar ao controle do milho voluntário ou tiguera, para evitar a permanência da praga na lavoura e dos patógenos que ela transmite”, destaca o especialista que foi palestrante no evento.
Villela ressaltou que a aplicação de precisão de defensivos agrícolas é uma aliada do agronegócio para enfrentar as pragas do milho. De acordo com o especialista, as aplicações nas safras de milho variam dependendo das condições específicas de cada produção, como a região produtora, o clima, o relevo, a quantidade e a intensidade da ocorrência de pragas e doenças etc. “Normalmente são realizadas de três a seis pulverizações desde o preparo do solo até a colheita. A escolha do tipo de pulverização deve levar em consideração diversos fatores para se obter um bom custo-benefício da operação. Tendo em vista que uma porcentagem significativa da produção de milho no Brasil está localizada na região Centro-Oeste, boa parte das aplicações realizadas são aéreas, justamente devido à conjuntura de fatores favoráveis para isso”, afirma.
Fatores
A escolha do tipo de pulverização aérea seja por drone ou avião vai depender de diversos fatores. Normalmente nos lugares onde os talhões são maiores, possuem um relevo menos acidentado e estão distantes das áreas de restrição, a aplicação por avião acaba sendo mais vantajosa.
“Nos casos em que os talhões apresentam um terreno mais acidentado ou áreas pequenas, que estão próximos à civilização, culturas vizinhas, áreas de preservação e/ou fontes de recursos hídricos, a aplicação por drone passa a ser não só mais vantajosa como mais segura”, garante. Ele destacou ainda que de maneira geral, a média de acerto e uniformidade deve girar em torno de 85%, que varia de acordo com as condições meteorológicas no momento da aplicação e a experiência/qualidade do trabalho do piloto, mas que podem chegar a 98-99% tendo uma ferramenta que permita com que o trabalho deles seja ainda mais acurado por meio de dados de pré-voo e análise dos resultados das aplicações”, destaca.
Precisão
Com a utilização da plataforma de gestão da pulverização é possível uma aplicação mais precisa, com planejamento do voo, dados climáticos e relatórios analíticos. Todas essas informações acessíveis na palma da mão, por meio de computadores ou smartphones com acesso à internet, para que os produtores tomem decisões mais estratégicas.
“Pela relevância dessa cultura no país já é possível ter uma ideia da necessidade de se ter uma pulverização de precisão. A qualidade dessa operação vai impactar diretamente no resultado final, que inevitavelmente influenciará nas cadeias relacionadas a esta cultura e na economia”, disse.
Ele citou que o Dalbulus Day da Difusão Agrícola foi uma excelente oportunidade de disseminação de conhecimento e troca de informações acerca da cigarrinha, que é uma praga que afeta uma das principais culturas agrícolas do país. “Esses eventos são essenciais para mostrar ao produtor que o Brasil produz soluções tecnológicas de ponta que resolvem problemas sérios nas lavouras”, declarou.
Projeto Multiplicadores
Além de marcar presença no Dalbulus Day mostrando sua plataforma de gestão e rastreabilidade e sendo representada no setor de palestras, a Perfect Flight também se destacou na oportunidade com o “Projeto Multiplicadores”, uma nova estratégia de marketing digital para o agro.
Os chamados “Multiplicadores de Adoção Digital ” irão representar a empresa e abrir um novo canal de comunicação direto com o produtor rural, levando esse tipo de conhecimento para ainda mais pessoas. “Queremos parceiros que sejam engajados ao agro da região onde eles vivem e que sejam atentos às novidades e tendências do setor, sempre com vontade de fazer a diferença. Eles precisam conhecer também a realidade do campo e do dia a dia operacional do agricultor, evidenciando a importância de uma boa gestão na utilização dos insumos agrícolas.”, afirma Gabriela Adegas Takiguti, coordenadora do Programa de Multiplicadores Agro Digital da Perfect Flight.
Sobre a Perfect Flight
A Perfect Flight é uma agtech que presta serviços de monitoramento de pulverizações aéreas de defensivos agrícolas através de uma plataforma digital. O sistema da startup foi construído a partir de cloud computing, fazendo com que ele possa ser executado em qualquer dispositivo com acesso à internet.
Os mapas do software de aplicação são baseados no Google Maps e permitem que os clientes visualizem em detalhes as faixas de aplicação e os talhões alvo, além das áreas de sobreposição e áreas não cobertas. O programa também possui relatórios sustentáveis que permitem que áreas de restrição como habitações, cidades, criações no campo, culturas vizinhas, colmeias de abelhas ou criações de bicho-da-seda, rios, lagos ou minas sejam preservadas das pulverizações.
A Perfect Flight, cujo sistema foi patenteado nacional e internacionalmente, é uma startup residente dos principais ambientes de inovação no agro, como o AgTech Garage e o Pulse Hub de Piracicaba (SP), além dos escritórios em São João da Boa Vista (SP), Rondonópolis (MT), Luís Eduardo Magalhães (BA) e em Iowa nos EUA .
Fonte: Comunicação Conectada