A praga surge em colônias e aparece nos pendões, nas folhas, nas espigas ou no interior do cartucho
O pulgão (Rhopalosiphum maidis) é um tipo de inseto de fácil reconhecimento, dado a grande quantidade de insetos verde-azulados ou pretos na planta. A praga surge em colônias e aparece nos pendões, nas folhas, nas espigas ou no interior do cartucho. Também podem transmitir vírus como mosaico.
Ambientes favoráveis para o inseto são em culturas com baixa umidade, ventos de baixa velocidade e temperaturas amenas. Em sua alimentação, basicamente à base da seiva das plantas, os insetos são capazes de esgotar com as reservas hídricas e nutricionais, prejudicando as folhas que ficam deformadas.
O controle pode ser feito de maneira natural, com uso de métodos culturais, em vista que o inseto possui alguns inimigos naturais como tesourinha e joaninhas. Em novo estudo da Embrapa (2022) o Pinhão-Manso mostrou-se com grande potencial para controlar o pulgão.
Foi registrado uma média de 75% de taxa de mortalidade dos insetos com o óleo de sementes de frutos secos e 68% de eficácia com o óleo extraído de pinhões maduros. Os resultados podem significar um desenvolvimento de bioprodutos utilizando o pinhão-manso como matéria prima para o controle dessas pragas.
Fonte: AgroLInk