assistecagricola

Timeseg - sex: 07:30 às 11:30 e das 13:00 às 18:30

Reais benefícios da bactéria Bacillus aryabhattai

Para mitigar os efeitos causados pela seca

Tecnologia da Embrapa em parceria com a NOOA Ciência e Tecnologia Agrícola é uma solução preventiva capaz de reduzir os efeitos do estresse hídrico e promover sólido desenvolvimento nas plantas.

São Paulo, fevereiro de 2022 – Durante muito tempo, conviver com a seca estava diretamente relacionado com a insegurança da produção de alimentos. Por limitar a eficiência dos sistemas produtivos e, consequentemente, a consistência na oferta mundial de alimentos, esse fenômeno natural ameaçava produtores rurais e a indústria de alimentos. Mas, há algum tempo essa realidade começou a mudar.

Uma solução inovadora, lançada pela NOOA em parceria com a Embrapa, apresentou resultados de produção impactantes nas condições de estresse causado pela seca. Trata-se do bioinsumo Auras®, tecnologia de bioativo originada da caatinga. O produto tem como base a Bacillus aryabhattai, encontrada no mandacaru.

De acordo com Carlos Marcelo Soares, Diretor Técnico da empresa brasileira NOOA, essa rizobacteria apresenta condições de forte tolerância à seca, propiciando importantes benefícios para os produtores rurais, por meio do produto AURAS®.

“Além de maior segurança no ambiente de produção, a solução da NOOA contribui para reduzir os efeitos do estresse hídrico nas plantas, promove maior estabilidade do ambiente biológico do solo e otimiza o uso de água da planta, possibilitando a expressão do potencial das lavouras”, explica.

Testes de campo comprovam o excelente desempenho do AURAS®, após 40 dias de estiagem. “O uso da tecnologia permitiu que as plantas inoculadas percebessem o efeito da estiagem dias após as plantas da área sem a tecnologia, contribuindo para o sólido desenvolvimento dos cultivos em que o AURAS® foi aplicado”, acrescenta o diretor da NOOA.

Outros estudos realizados pela NOOA em parceria com a Fundação MS apontam também a alta eficácia do Auras na redução do estresse hídrico do cultivo de milho, devido ao melhor desenvolvimento radicular, à retenção de água na planta e a produção de substâncias que protegem e hidratam o sistema radicular.

A NOOA possui uma linha completa de produtos biológicos para todos os cultivos. Entre as soluções, destacam-se os Redutores de estresse, Fixadores e Promotores de crescimento, Protetores Biológicos, Aditivo para inoculante, bioativos para o Manejo de pragas e doenças.

Fonte: Ação Estratégica Comunicação

Outras Notícias

Trabalhe Conosco

Se você estiver interessado ou tiver alguma dúvida, envie-nos uma mensagem.

    Currículo